Aluno: Rodrigo Phídias
Disciplina: Fundamentos de Sistemas de Informação
Professor: Sean Siqueira
UNIRIO – Sistemas de Informação 2010.1
Sistema de informação gerencial contábil
1. Introdução
Desde a antiguidade, a contabilidade veio se mostrando como um elemento essencial nos negócios, o que é visto tanto nas atividades mercantis do século XV quanto nas atividades comerciais do século XXI. Através da ciência contábil, reunir dados, informações e custos ficou mais fácil e mais preciso. Assim, o controle de lucros e prejuízos de determinada empresa ou instituição moderna se tornou imprescindível em qualquer setor comercial.
No atual cenário mundial, até nas microempresas a presença de um profissional de contabilidade é obrigatória por lei, seja para representação fiscal ou para ajuda no apoio à tomada de decisões a nível gerencial. É aí que entra o papel do sistema de informação gerencial contábil (SIGC).
2. O Sistema de informação gerencial contábil
Diante das grandes transformações na economia e no mercado, onde há cada vez mais competição, a informação é totalmente necessária para a diferenciação de uma empresa no meio em que ela atua. Portanto, com a introdução do sistema de informação gerencial contábil, a empresa será beneficiada de diversas formas.
O profissional da contabilidade não é condicionado apenas a fazer cálculos e operações numéricas, mas também participa da coleta e do processamento de informações cadastrais e contábeis, tais como o valor que o cliente gasta com determinado produto, qual a renda média de seu consumidor e outras estatísticas que melhoram drasticamente o desempenho econômico do empreendimento.
A satisfação do cliente é o alvo da empresa, por isso quanto mais se souber do cliente, melhor. O objetivo principal do SIGC é reunir e gerenciar diversas informações dos clientes, como seu endereço, telefone de contato e CPF, e até mesmo as preferências de consumo do mesmo, armazenando-as em um local seguro e organizado.
3. Passo a passo do funcionamento do SIGC

O sistema de informação gerencial funciona de acordo com um fluxo de informações previamente estabelecidas pela empresa, ou seja, somente as informações desejadas serão armazenadas de forma personalizada em um banco de dados que será gerenciado pelo software de gestão contábil.
Primeiro, existe a entrada dos dados e informações que passarão por todo um processo de mineração e transformação dentro do próprio SIGC. Após a manipulação desses dados, ocorre a saída, onde o resultado do processo é relacionado com os objetivos desse sistema.
Em seguida, há o controle e a avaliação desse sistema, que tem por finalidade verificar se as saídas correspondem às metas da empresa. Há a repetição do processamento da saída através da realimentação, que é uma nova entrada de informação, levando a uma possível mudança em todo o sistema caso haja o que ser otimizado.
Ou seja, o objetivo do controle é tentar acabar com os erros e informações irrelevantes presentes no sistema, e isso ocorre principalmente na realimentação, que observa as divergências contidas no sistema final em relação às informações inicialmente presentes no planejamento estratégico. Por causa da necessidade de um sistema para cada empresa, não há como padronizar o SIGC.
4. Programa de Gestão contábil – Alterdata software

O software da Alterdata tem por base um ERP (Enterprise Resource Plan ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) e CRM (Customer Relationship Manager ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), e possui o controle total de dados financeiros de uma empresa, tais como informações cadastrais dos clientes.
O módulo de maior importância do projeto é o controle financeiro do ERP Alterdata, já que este está totalmente integrado aos demais módulos, recebendo e enviando dados para poder gerir o capital da empresa de modo correto. Ele foi construído para eliminar a criação de relatórios pelo departamento, já que para tal finalidade foram criadas ferramentas específicas e otimizadas, com o layout montado pelo próprio usuário.
Como exemplo, a figura abaixo mostra a tela apresentada que ilustra o módulo de Disponível – um aplicativo que controla as contas de caixa e de bancos, onde há a conciliação automática das contas bancárias. Isso faz com que não haja a necessidade de emissão contínua de extratos de contas dos sites dos bancos para que haja tal conciliação. Apenas basta buscar um arquivo que seja compatível com o sistema, presente na maioria dos bancos, para que tudo aconteça sem nenhum procedimento e contato manual.
O botão representado por um relógio nos permite visualizar a linha do tempo, esta que permite rastrear todos os eventos que finalizaram com este lançamento bancário, como as seções “Cheque emitido”, “Contas a pagar”, “Nota de entrada”, “Pedido de compras” e sucessivamente, isso tudo sem realizar nenhum relatório.
5. Conclusão
Como pode ser visto neste trabalho, o Sistema de Informação Gerencial Contábil é uma ferramenta de altíssimo nível disponível para contribuir no progresso de uma empresa, seja ela qual for, desde micro empresas até empresas de nível avançado.
6. Referências Bibliográficas
Livro “Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil” - Editora Atlas, 1997. Autor: PADOVEZE, Clovis L.
Livro “Contabilidade Gerencial Básica” – Editora Saraiva, 2006. Autor: CORONADO, Osmar
Livro “Princípios de Sistemas de Informação” - Editora Thomson, 1998 Autores: STAIR, Ralph M. e REYNOLDS, George W.
http://www.artigosinformativos.com.br/Os_Sistemas_de_Informacões_Contabeis_nas_Organizacões_Joao_Pessoa_Paraiba-r1131208-Joao_pessoa_PB.html
http://www.alterdata.com.br/?destino=sistema_erp&ligado=6

Nenhum comentário:
Postar um comentário